Você já ouviu falar em cronograma capilar? Pois se não conhece, saiba agora o que está perdendo! Essa é uma ótima forma de manter o seu cabelo bonito e saudável.
Para realizar o cronograma capilar, é preciso entender quais são as necessidades dos seus cabelos. Afinal, é a partir disso que você conseguirá montar uma rotina adequada às suas madeixas. Quer entender como funciona e aprender a montar um cronograma? Então, continue a leitura!
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com as madeixas que possui como ideia principal a recuperação e tratamento dos fios danificados, respeitando suas particularidades.
Essa rotina de cuidados se baseia em três tratamentos essenciais para a saúde dos fios: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas possui a sua finalidade e ajudam a preparar o cabelo para a próxima fase, entenda cada uma:
Essa é a etapa mais conhecida do cronograma capilar. Quando os cabelos estão com aspecto seco e sem brilho, a hidratação é a solução. Ela é responsável por repor a água e alguns dos nutrientes essenciais dos fios, evitando o ressecamento.
As máscaras para essa etapa são muito fáceis se serem encontradas e são indicadas para todos os tipos de fios, pelo menos uma vez por semana.
A etapa da nutrição consiste em repor os nutrientes perdidos pelos fios, em sua maioria, lipídios, deixando-os mais macios e com as cutículas alinhadas.
Quando o cabelo está desnutrido, os fios perdem o brilho e a vitalidade. É possível reverter esse quadro com produtos que tenham ingredientes com óleos.
Os óleos utilizados vão ajudar na definição dos fios, controle do frizz, ressecamento e, principalmente, na recuperação do brilho.
Cabelos quimicamente tratados costumam ficar mais fragilizados, finos e quebradiços. Para reverter essa situação, a etapa de reconstrução ajuda a repor as proteínas e aminoácidos perdidos pelos cabelos, que são essenciais para o fortalecimento dos fios.
É importante ter cuidado com a reconstrução. Essa etapa do cronograma capilar é bem mais potente que as outras, por isso você tem que estar super atenta.
Apenas os cabelos com fios muito danificados e elásticos precisam passar por essa etapa a cada 15 dias.
Você sabe do que o seu cabelo precisa? Antes de organizar o seu cronograma capilar, é importante descobrir de qual tratamento o seu cabelo está mais necessitado. Para isso, nada melhor do que realizar o teste de porosidade. É bem simples!
Coloque um pouco de água em um copo transparente e, logo depois, um fio de cabelo. Os resultados são:
A duração do cronograma capilar além de ser individual, irá depender do estado das suas madeixas e de quais tratamentos ela necessita.
Pode demorar entre um e três meses, mas na terceira sessão já é possível começar a sentir resultados.
O processo de recuperação de fios danificados costuma ser demorado, mas é possível ver melhorias a partir da primeira aplicação. Entretanto, se as madeixas estiverem muito danificadas por agentes químicos, como progressiva ou relaxamento, o resultado será mais visível no segundo mês do cronograma capilar.
O esperado é que o cabelo fique com movimento, saudável, brilhoso e sem frizz.
Agora que você já sabe como o cronograma capilar é feito e seus benefícios, realize os procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução semanalmente durante um mês.
Para mais dicas, acompanhando o nosso blog!